Um Caminho além da inclusão

sobre fundo roxo, o título vozes inclusivas em branco e foto circular de Paula Ferrari à direita

Esse texto não é apenas sobre inclusão, é sobre algo além. Não é apenas sobre FAZER parte de um grupo e sim sobre se SENTIR parte dele.

Foi assim que, em 2019, consegui, junto com um grupo de amigos, um feito quase que inédito: concluir os 319 km de Caminho da Fé. Um percurso de inúmeras serras, solo de terra, barro, pedras e todo tipo de dificuldade que você possa imaginar.

Passamos por várias cidadezinhas, tudo muito simples e humilde, zero acessibilidade. Mas, naquele momento, nada disso era importante porque nós éramos mais que um grupo de ciclistas. Nós éramos uma família! Toda e qualquer dificuldade de um era resolvida por todos! E é disso que eu tô falando! É sobre pertencimento!

É sobre não se sentir o único indivíduo diferente dentro do seu grupo, mas ser parte e ser tratado como igual dentro das diferenças de cada um.

Incluir é muito mais do que reservar cotas em universidades e no mercado de trabalho. Muito mais do que adaptar estabelecimentos. Incluir é gerar pertencimento!

Quando a gente se sente parte, quando fazemos parte, de fato, de um grupo, seja ele de trabalho, de amigos, de esporte ou até do condomínio onde você mora, aí (e só aí) a real inclusão acontece!

Deixo um breve relato da minha história sobre pertencimento: Em agosto de 2019, eu e um grupo de 10 ciclistas iniciamos o Caminho da Fé. Era o meu sonho se realizando. Desses 10 ciclistas que foram comigo, todos eles conheci na ocasião do caminho. Eles me incluíram no grupo, mas a princípio não éramos íntimos. Éramos um grupo e estávamos unidos em prol de um objetivo em comum: fazer o Caminho da Fé. Com o passar do tempo, da união e das dificuldades superadas, nos tornamos uma família. Aquele não era mais o Caminho da Fé da Paula e sim o Caminho da Fé do nosso grupo! Pertencimento é isso!

Deixo aqui a minha reflexão: será que a sua inclusão gera pertencimento?

Paula Ferrari é fisioterapeuta, especialista em fisioterapia neurofuncional e pesquisadora da área da sexualidade da pessoa com deficiência. É idealizadora do Instagram @cadeirantenocaminho.