Calendário Inclusivo

detalhe das mãos de uma mulher que faz anotações em folhas de calendário sobre uma mesa de madeira

Encaramos a criação das datas comemorativas como ações afirmativas para (re)lembrar sempre as pessoas da importância de continuarmos caminhando na direção de uma cultura de não-violência, de diversidade humana e inclusão. Há também quem entenda essas datas tenham uma contribuição contrária, como algo que aumenta as discriminações e alarga os abismos sócioculturais e econômicos já existentes e que, portanto, deveriam ser esquecidas ou ignoradas.

Enquanto houver violência, desrespeito, preconceitos no seio de nossa sociedade, a lembrança destas datas servirá como ferramenta de resistência e contraponto às práticas discriminatórias e exclusivistas ainda vigentes.

Sonhamos com o dia em que não precisemos lembrar que toda e qualquer pessoa tem direito à vida, ao trabalho, à saúde, a ser feliz à sua maneira. Até lá, continuemos celebrando os avanços e provocando os modelos mentais retrógrados para uma mudança de perspectiva do nosso convívio em comunidade.

Aqui você encontrará um link que te levará para uma página do Sway contendo o nosso calendário inclusivo com várias datas comemorativas. Se você sentir falta de alguma data, mande uma mensagem para a gente que fazemos as atualizações.