As Referências em Diversidade

Três mulheres sentadas num banco olham para um mosaico de fotos em preto e branco de rostos humanos

Lembro da época em que as palavras “diversidade”, “acessibilidade”e “inclusão” estavam mais para um dicionário marciano do que o português. As empresas estavam tateando no escuro, aprendendo na prática a contornar seus desafios rumo a uma gestão mais humanizada e inclusiva. Naquele momento, havia poucos querendo promover a diversidade de fato, mais um tanto querendo usar o tema apenas como ferramenta de auto-promoção e uma grande maioria sem saber por onde começar e/ou desconhecedora do assunto.

Hoje, após alguns anos de coragem e vontade legítima daquelas poucas empresas, desejosas em construir a pluralidade de seus times e buscar ambientes cada vez mais inclusivos para todxs, acredito que estamos vivendo uma transição de fato. É bastante motivador saber da adesão de uma premiação, que iniciou com a inscrição de mais de 100 empresas. Refiro-me ao Guia EXAME de Diversidade, que chegou às bancas de todo o país neste semana. É sintoma de que o empresariado brasileiro acorda para o tema extremamente importante e que se está mexendo o caldo com muito profissionalismo e seriedade.

O Guia EXAME de Diversidade reúne 36 empresas de 13 setores diferentes da economia, as quais vêm se firmando como referências no tema da diversidade em função da recorrência de boas práticas inclusivas direcionadas aos grupos de afinidade: mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTI+. Abaixo, as empresas que mais se sobressaíram de acordo com seus respectivos setores de atuação:

Agronegócio: Cargill

Autoindústria: General Motors

Bens de Consumo: Grupo Boticário

Bens de Capital: John Deere

Construção Civil: Techint

Consultoria: Accenture

Eletrônicos: Schneider Electric

Instituições Financeiras: Santander

Químico e Petroquímico: Shell

Serviços: Atento

Siderurgia: Novelis

Tecnologia: SAP

Varejo: Carrefour

Pequena e média empresa: Trench Rossi e Watanabe

Olhando sob a ótica dos grupos de afinidade, as empresas de maior destaque foram:

Pessoas com deficiência: Natura

LGBTI+: SAP

Étnico-racial: White Martins

Gênero: Avon