Somos Pessoas Únicas

retângulo laranja com textos em preto e foto de Aline

Na semana internacional da pessoa com deficiência, gostaria que vocês refletissem sobre quantas pessoas com deficiência vocês conhecem? Quais são do seu convívio? Vocês entendem as necessidades delas?

Hoje, 46 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência. E onde nós estamos?

Estamos em vários lugares. Somos pais, mães, professores, administradores, amigos, companheiros, esposas, namorados… mas ainda assim, muitas vezes não somos lembrados.

Mas por quê? Por que somos diferentes? Precisamos de necessidades especiais? Mas quem não precisa? Todos nós temos uma dificuldade, uma limitação.

A importância da família, amigos, escolas, faculdades e das empresas é essencial para o desenvolvimento da Pessoa com Deficiência.

Eu, por exemplo, sempre tive apoio dos meus pais, meu irmão, meu marido, amigos, professores e colegas no trabalho. Mas sei que nem todos são assim. O importante é ser aceita do jeito que somos e ter nossos objetivos, metas e sonhos compreendidos.

Eu tenho paralisia cerebral. Desde que nasci, aos 8 meses, meus pais entenderam e aceitaram a importância de procurar os profissionais da saúde. E isso foi essencial para o meu desenvolvimento, e principalmente, para entender minhas limitações.

Foi fácil? Claro que não. É um processo doloroso e difícil, mas também um processo lindo de descobertas e de autoconhecimento. Se conhecer é fundamental para vivermos em sociedade. Se conhecendo você aprende a lidar com preconceitos, barreiras e momentos difíceis na vida.

O mais importante de tudo é isso é viver, sonhar, amar e ser amado pois, afinal de tudo, a vida é única.

Nessa semana, ou melhor, nos próximos anos, queremos que diversidade e inclusão andem juntas e que todos possamos fazer algo de melhor do mundo.

Aline Aparecida Messias Borges, 30 anos, é formada em Administração de empresa e pós-graduada em Comunicação e Mídias Digitais. Líder do Pilar Eficiente (Pessoas com Deficiência) na Natura e atua na área de Inovação Social, como palestrante em Inclusão.